SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Implicações da introdução da 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças em análise de tendência da mortalidade por causas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

GOMES, Almério de Castro. Medidas dos níveis de infestação urbana para aedes (stegomyia) aegypti e aedes (stegomyia) albopictus em Programa de Vigilância Entomológica. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1998, vol.7, n.3, pp.49-57. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731998000300006.

Este estudo revisa os métodos e índices empregados para Aedes aegypti e Aedes albopictus em programa de vigilância entomológica. A medida do nível de infestação urbana e os fatores de risco de transmissão da dengue e febre amarela foram abordados. Os índices foram descritos de acordo com os estágios imaturos e adulto do vetor e respectivo significado epidemiológico. Uma análise crítica dos índices foi feita para facilitar a compreensão da densidade do vetor como fator de risco. Além disso, as vantagens e desvantagens dos índices ajudarão escolher o mais apropriado índice para medir o nível de infestação em cada município.

Palavras-chave : Vigilância Vetorial; índices; Aedes aegypti; Aedes albopictus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )