SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O desafio das doenças emergentes e a revalorização da epidemiologia descritiva*O Indicador anos potenciais de vida perdidos e as transformações na estrutura de causas de morte em Santa Catarina no período de 1980 a 1995 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

PEIXOTO, Heloisa Côrtes Gallotti  e  SOUZA, Maria de Lourdes de. O indicador anos potenciais de vida perdidos e a ordenação das causas de morte em Santa Catarina, 1995*. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1999, vol.8, n.1, pp.17-25. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731999000100003.

O indicador Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP) em menores de 70 anos é apresentado como alternativa ao critério tradicionalmente utilizado para a ordenação das principais causas de mortalidade. Utilizando a base de dados de mortalidade para Santa Catarina, em 1995, são analisadas as alterações ocorridas na ordenação e na importância relativa das causas de óbito, considerando o critério proposto. No ano estudado, foram tolhidos, no total, 440.939 anos potenciais de vida, que representou, em média, 28,1 anos para cada óbito. A utilização do indicador na ordenação das causas de óbito aumentou a importância relativa das causas externas e das que têm maior incidência em crianças, como as perinatais, anomalias congênitas e as infecções intestinais. Em ordem de importância de APVP, as principais causas de mortalidade foram os acidentes de trânsito (15,5%), as afecções originadas no período perinatal (14,6%) e os outros acidentes (9,3%). A lógica de valorização da mortalidade prematura, implícita no indicador, assim como a simplicidade de cálculo e interpretação, parecem apontar para a sua crescente incorporação no processo de planejamento e avaliação em saúde.

Palavras-chave : Anos Potenciais de Vida Perdidos; Mortalidade; Indicadores de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )