SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Cenários Epidemiológicos, Demográficos e Institucionais para os modelos de atenção à SaúdeAcidentes de trânsito e o novo Código de Trânsito Brasileiro em Cidade da Região Sul do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Informe Epidemiológico do Sus

Print version ISSN 0104-1673

Abstract

ROJAS, Luiza Iñiguez; BARCELLOS, Christovam  and  PEITER, Paulo. Utilização de mapas no campo da Epidemiologia no Brasil: reflexões sobre trabalhos apresentados no IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1999, vol.8, n.2, pp.27-35. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731999000200004.

A utilização de mapas em epidemiologia tem crescido de forma marcante nos últimos anos. Esta ferramenta, no entanto, não é nova e pressupõe uma forte base teórica e tecnológica. Como forma de avaliar o uso atual de mapas no Brasil, foram levantados os posters apresentados no IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia que continham mapas. Estes mapas foram classificados segundo objetivos de ilustração da área de trabalho, demonstração de indicadores de saúde ou análise de dados espaciais. Um total de 131 trabalhos apresentaram mapas, representando 11% do total de trabalhos, sendo a maior parte destes utilizados como ilustração. Poucos trabalhos utilizaram mapas como meio de análise de eventos sanitários com expressão espacial, grande parte destes concentrados em algumas áreas temáticas e instituições. O acesso a bases de dados gráficos e não-gráficos, bem como a existência de equipes multidisciplinares, podem estar atuando como fatores limitantes ao uso de mapas na epidemiologia. A vigilância em saúde tem sido a maior beneficiária do uso de mapas, talvez por estes permitirem avaliar hipóteses de riscos que envolvem questões ambientais, socioeconômicas e de dinâmica de doenças.

Keywords : Geografia Médica; Mapeamento em Saúde; Geoprocessamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )