SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Utilização de mapas no campo da Epidemiologia no Brasil: reflexões sobre trabalhos apresentados no IV Congresso Brasileiro de EpidemiologiaAnos potenciais de vida perdidos e os padrões de mortalidade por sexo em Santa Catarina, 1995 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

BASTOS, Yara Gerber Lima; ANDRADE, Selma Maffei de  e  JUNIOR, Luiz Cordoni. Acidentes de trânsito e o novo Código de Trânsito Brasileiro em Cidade da Região Sul do Brasil. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1999, vol.8, n.2, pp.37-45. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731999000200005.

O objetivo deste estudo foi o de analisar a influência do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na ocorrência de acidentes de trânsito e de vítimas no Município de Londrina, Estado do Paraná, além de algumas características desses eventos. O material de estudo foi composto por acidentes e vítimas registrados pela Companhia de Trânsito de Londrina em dois períodos de três meses cada, sendo o primeiro anterior à implantação do novo Código e o segundo posterior à sua vigência. Observou-se uma redução média, no segundo período, de 12,3% e 18,5% no número de acidentes e vítimas, respectivamente. No entanto, essa redução foi mais acentuada nas primeiras semanas após a introdução do novo CTB, tendência que diminuiu ao longo do tempo, principalmente nas duas últimas semanas do período de observação. Estes resultados evidenciam a necessidade de melhorias no sistema de fiscalização e repressão de motoristas que desrespeitem a legislação, além de ações educativas, para que as reduções iniciais observadas neste estudo pudessem ser mantidas.

Palavras-chave : Acidentes de Trânsito; Legislação; Morbidade; Código de Trânsito Brasileiro; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )