SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Anos potenciais de vida perdidos e os padrões de mortalidade por sexo em Santa Catarina, 1995 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

Controle da Malária Pós-Transfusional na Amazônia Brasileira: proposta de modificação das normas técnicasRelatório do encontro sobre controle da Malária Pós-Transfusional na Amazônia - Manaus/98. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1999, vol.8, n.2, pp.53-57. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731999000200007.

O encontro sobre o controle da malária pós-transfusional em áreas endêmicas permitiu a avaliação dos procedimentos de triagem rotineiramente empregados na hemorrede pública, além de ampliar o debate, no que se refere à malária, para a atualização das normas técnicas que constam na regulamentação da Medicina Transfusional do Cone Sul. Entre as questões debatidas pelos participantes, constaram os critérios epidemiológicos de seleção de doadores e o emprego de testes sorológicos e/ou parasitológicos na identificação de doadores de risco. Como propostas aprovadas, ficou estabelecido que se devem rejeitar candidatos à doação que apresentaram malária nos últimos 12 meses, ou febre nos últimos 30 dias; candidato com suspeita de malária nos últimos 30 dias; candidato procedente ou residente em área de alto risco de malária. Será aceito, porém, submetido a testes parasitológicos, o candidato que apresentou malária entre 12 a 36 meses antes da doação e for procedente de área de médio e baixo risco de malária. A classificação das áreas em alto, médio e baixo risco deverá ser baseada no Índice Parasitário Anual (IPA), cuja informação deverá ser regularmente fornecida pela Fundação Nacional de Saúde. Não serão empregados testes sorológicos na triagem de doadores.

Palavras-chave : Malária Pós-Transfusional; Controle da Malária; Malária em Doadores de Sangue.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )