SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue4Health sector reform and tuberculosis control in BrazilCase definition and epidemiological surveillance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Informe Epidemiológico do Sus

Print version ISSN 0104-1673

Abstract

MELO, Vânia Oliveira; SOARES, Darli Antônio  and  ANDRADE, Selma Maffei de. Avaliação do programa de controle da tuberculose em Londrina-PR no ano de 1996. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1999, vol.8, n.4, pp.53-62. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731999000400004.

Em 1996, estudou-se a efetividade do Programa de Controle da Tuberculose, no Município de Londrina-PR. Foram selecionadas as fichas de notificação que se encaixaram no critério de "caso novo e residente em Londrina" (N=186). Estes pacientes tiveram seus prontuários revisados após dez meses do diagnóstico no Setor de Pneumologia Sanitária ou na fonte notificadora para aqueles que não compareceram a esse serviço. Utilizou-se ainda o Sistema de Informação da Aids para analisar a notificação da tuberculose como doença oportunista. Os resultados mostraram que a maioria dos diagnósticos de tuberculose (67,4%) foi realizada em hospitais, com internação posterior, o que indica que o paciente deva estar em estado avançado da doença. Quanto à situação do paciente no 10o mês após o diagnóstico, constatou-se que 65,1% evoluíram para cura, 17,7% abandonaram o tratamento, 11,8% não foram inscritos no Programa e 4,8% foram a óbito. O percentual de comunicantes que compareceu ao serviço para a realização de radiografia de tórax foi de apenas 53,9%. O Sistema de Informação da Aids mostrou a subnotificação de 16 casos de tuberculose. Os resultados sugerem a necessidade de adoção de medidas que visem à melhoria das ações de controle da tuberculose.

Keywords : Tuberculose; Avaliação de Serviços de Saúde; Controle; Tratamento; Aids.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )