SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Reforma do setor saúde e controle da tuberculose no BrasilDefinição de caso e vigilância epidemiológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

MELO, Vânia Oliveira; SOARES, Darli Antônio  e  ANDRADE, Selma Maffei de. Avaliação do programa de controle da tuberculose em Londrina-PR no ano de 1996. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1999, vol.8, n.4, pp.53-62. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731999000400004.

Em 1996, estudou-se a efetividade do Programa de Controle da Tuberculose, no Município de Londrina-PR. Foram selecionadas as fichas de notificação que se encaixaram no critério de "caso novo e residente em Londrina" (N=186). Estes pacientes tiveram seus prontuários revisados após dez meses do diagnóstico no Setor de Pneumologia Sanitária ou na fonte notificadora para aqueles que não compareceram a esse serviço. Utilizou-se ainda o Sistema de Informação da Aids para analisar a notificação da tuberculose como doença oportunista. Os resultados mostraram que a maioria dos diagnósticos de tuberculose (67,4%) foi realizada em hospitais, com internação posterior, o que indica que o paciente deva estar em estado avançado da doença. Quanto à situação do paciente no 10o mês após o diagnóstico, constatou-se que 65,1% evoluíram para cura, 17,7% abandonaram o tratamento, 11,8% não foram inscritos no Programa e 4,8% foram a óbito. O percentual de comunicantes que compareceu ao serviço para a realização de radiografia de tórax foi de apenas 53,9%. O Sistema de Informação da Aids mostrou a subnotificação de 16 casos de tuberculose. Os resultados sugerem a necessidade de adoção de medidas que visem à melhoria das ações de controle da tuberculose.

Palavras-chave : Tuberculose; Avaliação de Serviços de Saúde; Controle; Tratamento; Aids.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )