SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Diagnóstico da situação de saúde da população idosa brasileira: um estudo da mortalidade e das internações hospitalares públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Informe Epidemiológico do Sus

versión impresa ISSN 0104-1673

Resumen

GAZE, Rosangela et al. Laboratórios sentinelas: uma proposta para o monitoramento das infecções pelos vírus das hepatites A e B. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.1, pp.5-21. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000100002.

Considerando que as hepatites virais (HV) são representativas da categoria de infecções freqüentemente assintomáticas, propõe-se a utilização de um sistema de laboratórios sentinelas (SLS) como método de monitoramento das infecções pelos vírus das hepatites A (VHA) e B (VHB), através da pesquisa de marcadores virais em material sorológico excedente coletado por outros motivos. Por intermédio de revisão bibliográfica e de avaliação da aplicabilidade da estratégia de laboratórios sentinelas no acompanhamento da tendência destas infecções, desenvolvem-se as bases técnicas para um SLS, discutem-se suas potencialidades e limitações, sua importância na complementação das informações da Vigilância Epidemiológica (VE) das hepatites virais e os instrumentos para criteriosa avaliação do sistema, possibilitando correções e redirecionamentos. Suas principais vantagens sobre o sistema de VE passivo são a simplicidade, melhor qualidade das informações e maior abrangência, gerando aceitabilidade e efetividade. De menor custo que os inquéritos de soroprevalência, um SLS apresenta sensibilidade adequada para o monitoramento do VHA e VHB e possibilita o gerenciamento de programas de prevenção.

Palabras clave : Hepatites Virais; Vigilância Epidemiológica; Laboratório Sentinela; Amostras Excedentes de Soro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )