SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Sistema de Informações Hospitalares: fonte complementar na vigilância e monitoramento de doenças imunopreveníveisSistema de informações hospitalares fonte complementar na vigilância e monitoramento das doenças de transmissão vetorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

MENDES, Antônio da Cruz Gouveia et al. Sistema de informações hospitalares fonte complementar na vigilância e monitoramento das doenças de veiculação hídrica. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.2, pp.111-124. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000200004.

Os Sistemas de Informações em Saúde são importantes ferramentas para definição de prioridades no setor saúde, embora não sejam utilizados de forma sistemática. Este trabalho tem por objetivo avaliar as potencialidades do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) como sistema complementar para vigilância de doenças de notificação compulsória de veiculação hídrica (febre tifóide, cólera e leptospirose), relacionando as internações com as notificações, segundo estados e regiões do país de 1984 a 1998. Trata-se de estudo transversal, utilizando bases de dados do SIH/ SUS, e registros de notificações de casos fornecidos pelo Centro Nacional de Epidemiologia-CENEPI. Os resultados apontam o SIH/SUS como uma fonte complementar para vigilância epidemiológica, já que os mesmos apresentaram comportamento semelhante aos registrados pelo SINAN/CENEPI: tendência de redução destas doenças em todo país, com predomínio das internações nas Regiões Nordeste e Norte, registro de momentos epidêmicos das patologias de veiculação hídrica e um gráfico com registro da doença ao longo do tempo semelhantes nos dois sistemas de informação. As freqüências encontradas no SIH/SUS, revelam a presença de uma política de saneamento em que a oferta e o acesso são desiguais nas Regiões e Estados do Brasil que, por suas características ambientais, fornece cenário favorável ao surgimento de surtos epidêmicos, ou manutenção das doenças em níveis endêmicos.

Palavras-chave : Sistema de Informações Hospitalares; Doenças de veiculação Hídrica; Vigilância Epidemiológica; Monitoramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )