SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Sistema de informações hospitalares fonte complementar na vigilância e monitoramento das doenças de veiculação hídricaSistema de informações hospitalares: fonte complementar na vigilância e monitoramento de doenças transmitidas entre pessoas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

MENDES, Antônio da Cruz Gouveia et al. Sistema de informações hospitalares fonte complementar na vigilância e monitoramento das doenças de transmissão vetorial. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.2, pp.125-136. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000200005.

Este trabalho teve como objeto explorar as potencialidades do Sistema de Informações Hospitalares - SIH/SUS na vigilância epidemiológica e monitoramento de doenças de transmissão vetorial (dengue, leishmaniose e febre amarela). Foram utilizados dados de internações do SIH, do período de 1984 a 1998, e de notificação de casos do Centro Nacional de Epidemiologia-CENEPI, do período de 1980 a 1997. Os dados demonstram que houve ressurgimento da dengue em 1982, registrando-se até 1997 poucas internações, quando se elevou a freqüência dos internamentos nas Regiões Sudeste, Nordeste e Norte, indicando ocorrência de formas mais graves da doença. Já para a febre amarela, há incoerência entre os aspectos clínicos da doença e o grande número de internações registradas, sugerindo erro sistemático na informação hospitalar. Para a leishmaniose, observa-se coerência entre os dados do SIH e CENEPI, seguindo o caráter cíclico descrito para a doença. De forma geral, o SIH demonstrou qualidade como fonte complementar de informações na vigilância da dengue hemorrágica e leishmaniose, e apresentou problemas no monitoramento da febre amarela, sugerindo ajustes ao sistema.

Palavras-chave : Sistemas de Informações Hospitalares; Doenças de Transmissão Vetorial; Vigilância Epidemiológica; Monitoramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )