SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Sistema de informações hospitalares fonte complementar na vigilância e monitoramento das doenças de transmissão vetorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

SILVA JUNIOR, Jarbas Barbosa da et al. Sistema de informações hospitalares: fonte complementar na vigilância e monitoramento de doenças transmitidas entre pessoas. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.2, pp.137-162. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000200006.

Analisaram-se as doenças de notificação compulsória (DNC) cuja característica é a transmissão pessoa à pessoa: AIDS, meningites (meningocócica, tuberculosa), tuberculose pulmonar, hanseníase, sífilis congênita e hepatites (A e B). As fontes de dados foram: Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) (internações) e Centro Nacional de Epidemiologia-CENEPI (notificações), analisados por regiões e estados. Observou-se coerência entre os dados do CENEPI e SIH para Aids, com um sobre-internamento, provavelmente mais por reinternações do que por subnotificações. A sífilis congênita apresentou razão de internação maior que 1 no período analisado, havendo mudança em 1997. Os dados de tuberculose pulmonar e hanseníase foram analisados mais detalhadamente, tendo-se observado os totais de internação de pacientes cronificados. A exclusão desses definiu os casos novos. Destacou-se o peso da prática de dispensarização no país. As meningites apresentaram resultados diferentes, conforme sua etiologia: meningite meningocócica com comportamento semelhante para internação e notificação, a meningite tuberculosa apresentando internações inferiores às notificações, sugerindo imprecisão da informação gerada. A análise das hepatites a partir do SIH/SUS apresentou dificuldades. Concluiu-se pela potencialidade do SIH/SUS como sistema complementar na Vigilância e Monitoramento das DNC de transmissão entre pessoas, particularmente se adotadas as proposições apontadas no estudo.

Palavras-chave : Doenças de Notificação Compulsória; Sistema de Informações Hospitalares; Vigilância Epidemiológica; Sistemas de Informações em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )