SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Equivalência das reações cutâneas do PPD entre dois produtos comercializados no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

FIGUEIREDO, Luiz Tadeu Moraes et al. Contribuição ao conhecimento sobre a hantavirose no Brasil. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.3, pp.167-178. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000300002.

Foram revistos diferentes aspectos da síndrome pulmonar e cardiovascular por hantavírus, uma doença emergente transmitida pela inalação das excretas de roedores silvestres e que ocorre principalmente em indivíduos que têm contato com o meio rural e com estes animais. Trata-se de doença grave, com letalidade acima de 50%, que leva à insuficiência respiratória e ao choque. A terapia de suporte ventilatório e cardiovascular deve ser precocemente instituída, preferencialmente em unidades de terapia intensiva. A presença de edema pulmonar exige cuidados de ventilação precoces. Apesar dos pacientes apresentarem-se em choque, deve-se ter cuidados com a infusão de líquidos para que não se agrave o edema pulmonar. É necessário informar os profissionais de saúde sobre a doença, considerando que muitos casos devem passar despercebidos. O diagnóstico laboratorial de hantavirose acessível e rápido precisa ser implementado e para tanto, precisa-se de pesquisas desenvolvendo métodos diagnósticos sensíveis e confiáveis. O controle da doença exige envolvimento de múltiplos profissionais visando conhecer sua história natural, a biologia do reservatório e a do vírus.

Palavras-chave : Hantaviroses no Brasil; Síndrome Pulmonar por Hantavírus; Doença Viral Emergente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )