SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Contribuição ao conhecimento sobre a hantavirose no BrasilAvaliação da qualidade da codificação das causas de morte no Estado de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

BRAGA, José Ueleres et al. Equivalência das reações cutâneas do PPD entre dois produtos comercializados no Brasil. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.3, pp.179-187. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000300003.

Esta pesquisa objetivou avaliar a equivalência das reações cutâneas do PPD-RT23 Statens Serum Institut e do PPD do Laboratório Pimenta Abreu estimando: (a) a concordância da interpretação qualitativa da reação aos dois testes estudados; (b) a concordância entre os tamanhos das endurações cutâneas provocadas pelos dois produtos e (c) a probabilidade da diferença média ultrapassar 3 milímetros para as medidas dos testes. Os 200 indivíduos estudados eram predominantemente do sexo masculino com idade média de 54 anos. 155 indivíduos eram inscritos na Fundação Leão XXIII sem domicílio fixo e 45 doentes de tuberculose internados no Hospital Ari Parreiras. O coeficiente kappa calculado para três categorias de resposta (não reator, reator fraco e reator forte) foi 3,4%, indicando baixo nível de concordância. A concordância medida para não reatores e reatores revelou um kappa de 5,5%. A comparação dos tamanhos das endurações produziu um coeficiente de correlação intra-classe de 0,247 e um coeficiente de correlação de concordância de Lin de 0,096. Também estimou-se uma probabilidade acima de 91% para que uma diferença qualquer entre as endurações assuma valor maior do que 3 milímetros. As três abordagens analíticas coincidem sobre uma pequena concordância entre os dois produtos.

Palavras-chave : Teste Tuberculínico; Reprodutibilidade dos Resultados; Tuberculose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )