SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Equivalência das reações cutâneas do PPD entre dois produtos comercializados no BrasilAcidentes de trabalho referidos por trabalhadores moradores em área urbana no interior do Estado de São Paulo em 1994 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

SANTO, Augusto Hasiak. Avaliação da qualidade da codificação das causas de morte no Estado de São Paulo, Brasil. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.3, pp.189-198. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000300004.

Foi avaliada a qualidade da codificação das causas de morte para a elaboração das estatísticas de mortalidade pelo Sistema ACME ("Automated Classification of Medical Entities") usado na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados no Estado de São Paulo. O material de estudo constituiu-se de uma amostra sistemática de 3.313 Declarações de Óbito de 1992, correspondente a 1,6% do total dos respectivos óbitos. A revisão da codificação das causas de morte realizada por perito dependente orientou-se pela Classificação Internacional de Doenças e pelos manuais de instrução do Sistema ACME. Foram observados 179 erros, dos quais 116 comprometeram a causa básica e 63 a causa associada de morte. A porcentagem de erros para a causa básica foi de 3,5% em relação aos óbitos analisados da amostra. A porcentagem de erros para causas múltiplas foi de 1,9%, obtida pela relação dos 179 erros totais com 9.272 códigos processados nas declarações de óbito analisadas. Os capítulos da Classificação Internacional de Doenças e os grupos etários em que os erros se concentraram foram identificados. Verificou-se que numerosos erros poderiam ser prevenidos e recomenda-se a introdução de um programa de controle da qualidade da codificação das causas de morte no Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Palavras-chave : Causas de Morte; Nosologia; Classificação; Controle de Qualidade; Validade; Processamento Automático de Causas de Morte; Teoria dos Erros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )