SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Avaliação da qualidade da codificação das causas de morte no Estado de São Paulo, BrasilReflexões sobre a vigilância epidemiológica: Mais Além da Notificação Compulsória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

BARATA, Rita de Cássia Barradas; RIBEIRO, Manoel Carlos Sampaio de Almeida  e  MORAES, José Cássio de. Acidentes de trabalho referidos por trabalhadores moradores em área urbana no interior do Estado de São Paulo em 1994. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.3, pp.199-210. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000300005.

O presente artigo apresenta alguns dos resultados de um inquérito domiciliar realizado para estudo das condições de vida da população residente em áreas urbanas de municípios com mais de 80.000 habitantes do interior do Estado de São Paulo. Os resultados aqui apresentados referem-se à prevalência e a algumas características de acidentes de trabalho ocorridos em um ano. Foram informados 41,20 acidentes de trabalho por 1.000 trabalhadores ocupados. Destes, 34,93 foram acidentes típicos e 6,28 foram acidentes de trajeto. As taxas de prevalência são analisadas com relação a características demográficas (sexo e idade) e socioeconômicas (renda, escolaridade e posição na ocupação) dos trabalhadores e também a condições de trabalho (atividade, vínculo, jornada, desgaste e estressores). Discute-se ainda a subnotificação de acidentes de trabalho comparando-se as informações de acidentes para os quais houve a emissão de CAT com os demais. Para os assalariados do setor formal a subnotificação atinge 42% e para a população economicamente ativa, como um todo, chega a 71%.

Palavras-chave : Acidentes de Trabalho; Subnotificação; Caracteres Epidemiológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )