SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Acidentes de trabalho referidos por trabalhadores moradores em área urbana no interior do Estado de São Paulo em 1994 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

HAMMANN, Edgar Merchán  e  LAGUARDIA, Josué. Reflexões sobre a vigilância epidemiológica: Mais Além da Notificação Compulsória. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.3, pp.211-219. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000300006.

Diante das necessidades de reformulação do Sistema de Vigilância Epidemiológica, este artigo busca discutir questões relacionadas a: (1) revisão e otimização do escopo das doenças de notificação, (2) integração e abrangência das unidades notificantes e, (3) atualização e ampliação das estratégias de monitorização de agravos de relevância para a saúde pública. Após a definição dos conceitos relevantes da vigilância epidemiológica, cujas bases foram definidas há quase quatro décadas, diversos fatores têm concorrido para a reformulação da vigilância baseada na notificação compulsória, a qual demonstrou escassa efetividade e representatividade, pouca eficiência, elevado sub-registro, difícil caracterização da autoctonia e, principalmente, lentidão no fluxo de informações, impedindo uma resposta oportuna. Devido às mudanças nos padrões epidemiológicos atuais, torna-se importante a revisão criteriosa e objetiva da lista de notificação de doenças. Devem-se incluir no escopo institucional da vigilância, de maneira efetiva, a rede de laboratórios e os serviços de assistência, instituições públicas e privadas que recebem recursos do SUS. Uma outra discussão necessária diz respeito à qualidade dos sistemas de informação e dos registros existentes, bem como de sua compatibilidade entre si e com outros sistemas. Quanto às estratégias de monitorização, estas devem ser diversificadas, incluindo estratégias de vigilância ativa, sentinela (baseada em eventos, lugares e profissionais) e notificação sindrômica. É desejável a integração de centros nacionais e internacionais de vigilância através de redes computarizadas. Finalmente, são feitas considerações sobre a competência do nível federal de governo nas ações de vigilância e monitoramento.

Palavras-chave : Vigilância Epidemiológica; Doenças de Notificação Compulsória; Monitorização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )