SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Informações em saúde: necessidade de introdução de mecanismos de gerenciamento dos sistemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

ISHITANI, Lenice Harumi  e  FRANCA, Elisabeth. Desigualdades socioespaciais e mortes precoces de adultos na Região Centro-Sul do município de Belo Horizonte em 1996. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2000, vol.9, n.4, pp.229-239. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732000000400002.

Com o objetivo de estudar a mortalidade diferencial de adultos de Belo Horizonte, foram analisados os óbitos referentes a homens e mulheres de 20 a 69 anos, residentes na região Centro-Sul do município. Calcularam-se as taxas de mortalidade padronizadas, os anos potenciais de vida perdidos (APVP) e o índice razão de risco padronizado (RRP) para a população da região, segundo residência em bairros e favelas e causas básicas de óbito. Tanto na região como no município de Belo Horizonte, as três principais causas de óbito foram as doenças cardiovasculares, as neoplasias e as causas externas. Entretanto, o risco de morrer por essas doenças foi maior em favelas que em bairros: 3,0 vezes para as doenças cardiovasculares, 1,4 para as neoplasias e 3,1 para as causas externas. Em relação ao APVP, observou-se que as causas externas foram importantes causas de mortes precoces. O maior risco de mortalidade por doenças crônico-degenerativas e causas externas na população favelada evidencia importantes diferenças sociais em saúde. Conclui-se que é preciso o envolvimento do Estado e da sociedade civil, numa perspectiva multidisciplinar, tanto para enfrentar as mortes violentas, quanto também para buscar soluções que provoquem mudanças na estrutura social e econômica para amenizar as desigualdades sociais.

Palavras-chave : Mortalidade; Adultos; Desigualdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )