SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Projeto Bambuí: um estudo epidemiológico de características sociodemográficas, suporte social e indicadores de condição de saúde dos idosos em comparação aos adultos jovensDoenças crônico-degenerativas em adultos da região centro-sul de Belo Horizonte: análise sob a perspectiva de causas múltiplas de morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

ISHITANI, Lenice Harumi  e  FRANCA, Elisabeth. Uso das causas múltiplas de morte em saúde pública. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2001, vol.10, n.4, pp.163-175. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732001000400003.

As estatísticas de mortalidade têm empregado, tradicionalmente, o conceito de causa básica de morte. Atualmente, entretanto, com o aumento da expectativa de vida e importância das doenças crônico-degenerativas como causas de óbito, um maior número de diagnósticos têm sido informados nas declarações de óbito. Para evitar a perda de informações relativas às afecções que não são selecionadas como causa básica de morte, uma proposta alternativa é a utilização do enfoque de causas múltiplas. Este enfoque retrataria melhor a magnitude de patologias freqüentemente mencionadas como causas associadas de morte, contribuindo para o melhor conhecimento de importantes problemas de saúde pública e oferecendo subsídios para o planejamento e a avaliação dos programas de saúde. Dessa forma, algumas vantagens e limitações relacionadas à utilização do enfoque de causas múltiplas de morte são apresentadas.

Palavras-chave : Mortalidade; Causas Múltiplas de Morte; Causa da Morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )