SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Uso das causas múltiplas de morte em saúde públicaMorbidade por causas externas em crianças de 0 a 12 anos: uma análise dos registros de atendimento de um hospital do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

ISHITANI, Lenice Harumi  e  FRANCA, Elisabeth. Doenças crônico-degenerativas em adultos da região centro-sul de Belo Horizonte: análise sob a perspectiva de causas múltiplas de morte. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2001, vol.10, n.4, pp.177-188. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732001000400004.

RESUMO As estatísticas de mortalidade constituem um importante instrumento para a análise das condições de saúde das populações. Essa análise tem empregado, tradicionalmente, o conceito de causa básica de morte. Atualmente, entretanto, com o aumento da importância das doenças crônico-degenerativas como causas de morte, um maior número de diagnósticos tem sido informado nas declarações de óbito, dificultando a seleção de uma única causa de morte e levando a uma perda de informações relativas às afecções que não são selecionadas como causa básica de morte. Uma alternativa para isso é a utilização do enfoque de causas múltiplas de morte. Utilizou-se esse enfoque para estabelecer a magnitude da mortalidade de algumas doenças crônico-degenerativas na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Foram analisados todos os óbitos ocorridos em adultos (20 a 69 anos de idade), no período de 1996 a 1998, por diabetes mellitus, doenças cerebrovasculares, doenças hipertensivas, fibrose e cirrose do fígado e doenças crônicas das vias aéreas inferiores. Os óbitos por diabetes mellitus e por doença hipertensiva, quando analisados sob o enfoque da causa básica de morte representaram 1,7 e 2,3% do total, respectivamente, e, quando analisados através das causas múltiplas de morte, essas proporções aumentaram para 5,4 e 9,0%. Considerando que as políticas de saúde devem propiciar a promoção e proteção da saúde, enfatizando o conhecimento e a prevenção dos fatores de risco, o enfoque das causas múltiplas de morte pode ser um importante instrumento no planejamento das ações de saúde para as doenças crônico-degenerativas.

Palavras-chave : Mortalidade; Doenças Crônico-degenerativas; Causa da Morte; Causas Múltiplas de Morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )