SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Avaliação da qualidade de preenchimento das declarações de óbito em unidade terciária de atenção à saúde materno-infantilCaracterísticas do atendimento prestado pelo serviço de profilaxia da raiva humana na rede municipal de saúde de Maringá-Paraná, no ano de 1997 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

VANDERLEI, Lygia Carmen; ARRUDA, Bertoldo Kruse Grande de; FRIAS, Paulo Germano de  e  ARRUDA, Suely. Avaliação da confiabilidade da causa básica de óbito em unidade terciária de atenção à saúde materno-infantil. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.1, pp.15-23. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000100003.

Numerosos estudos enfatizam a imprecisão na definição da causa básica de óbito, em pesquisas baseadas em revisão nos prontuários médicos, apesar da implantação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no Brasil desde 1975. O objetivo do estudo foi a avaliação da confiabilidade da causa básica de óbito no âmbito institucional, a partir da implantação do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, comparando-se as causas referidas na Declaração de Óbito (DO) original com as definidas após a correção no prontuário médico no primeiro semestre de 1999. Utilizou-se a concordância observada e o índice kappa. Evidenciou-se uma não incorporação pelos médicos do conceito de causa básica do óbito, havendo superestimação para os diagnósticos de infecções, prematuridade e hipóxia, que dispensam conhecimentos sobre o desencadeamento dos fatores que levam ao óbito. Sugere-se a implantação de núcleos de epidemiologia hospitalar como estratégia para viabilizar o resgate sistemático de dados em tempo oportuno e garantir o treinamento do corpo clínico da unidade de saúde, minimizando o desconhecimento médico quanto ao seu papel como elo inicial da cadeia de informações sobre os eventos vitais, contribuindo para o aperfeiçoamento do SIM a partir do monitoramento da qualidade das DO no nível hospitalar.

Palavras-chave : Mortalidade Infantil; Causa de Morte; Sistemas de Informação; Avaliação da Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )