SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Avaliação da mortalidade de grupos indígenas do norte do Paraná - 1990 a 1999Vigilância entomológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

CORDEIRO, Carlos Eduardo Silva; FILOMENO, Cláudia Rita Martins; COSTA, Cláudio Márcio Alves da  e  COUTO, Álvaro Augusto Ribeiro D´Almeida. Perfil epidemiológico da malária no Estado do Pará em 1999 com base numa série histórica de dez anos (1989-1999). Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.2, pp.69-77. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000200003.

A malária é vista hoje, no contexto mundial, como um grave problema de saúde pública que afeta principalmente os países em desenvolvimento de clima tropical e subtropical, onde as condições ambientais favorecem a manutenção e o desenvolvimento dos vetores da doença. Este estudo teve como principal objetivo revelar o perfil epidemiológico da malária no Estado do Pará, com base na análise de uma série histórica de dez anos (1989 - 1998). Observou-se um aumento progressivo no número de casos de malária, evidenciando-se, inclusive, que, a partir do ano de 1993, o Estado do Pará passou a ocupar o primeiro lugar em contribuição de casos da doença entre os Estados da Amazônia Legal, permanecendo nesta posição até o presente momento. A avaliação do nível de endemicidade da malária no Estado, referente ao ano de 1999, realizada com base no histórico de ocorrência dos casos dos anos anteriores, revelou que, a partir do mês de junho deste ano, ocorreu um importante pico epidêmico que se prolongou até o mês de dezembro. Fundamentados na análise dos indicadores malariométricos observados no presente estudo, ressaltamos que a malária não é somente um problema de saúde pública, mas político, social e econômico. Como perspectiva de controle da malária, faz-se necessário estabelecer uma ação integrada com efetiva e responsável participação do governo e da sociedade.

Palavras-chave : Malária; Epidemiologia; Controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )