SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Entre a fragmentação e a integração: saúde e qualidade de vida de grupos populacionais específicosMudanças globais e desenvolvimento: importância para a saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

BARCELLOS, Christovam de Castro; SABROZA, Paulo Chagastelles; PEITER, Paulo  e  ROJAS, Luisa Iñiguez. Organização espacial, saúde e qualidade de vida: análise espacial e uso de indicadores na avaliação de situações de saúde. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.3, pp.129-138. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000300003.

O espaço é uma categoria de síntese e convergência onde se expressam os diversos processos envolvidos nas condições de vida, ambiente e saúde das populações. Ao longo desses processos, os resultados obtidos pela análise de indicadores são sensíveis à seleção desses indicadores, das fontes de informação, da escala de análise, de unidades espaciais de referência e dos métodos de análise espacial. O objetivo deste trabalho é levantar o papel da análise espacial na avaliação das situações de saúde, que engloba a descrição de perfis epidemiológicos, de qualidade de vida e de condições ambientais. Conhecer a estrutura e a dinâmica espacial da população é o primeiro passo para a caracterização de situações de saúde. Além disso, permite o planejamento de ações de controle e alocação de recursos. A análise espacial propicia o restabelecimento do contexto no qual um evento de saúde ocorre, contribuindo para o entendimento dos processos socioambientais envolvidos.

Palavras-chave : Análise Espacial; Ambiente; Análise de Situação de Saúde; Indicadores de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )