SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Organização espacial, saúde e qualidade de vida: análise espacial e uso de indicadores na avaliação de situações de saúdeRisco ambiental e contextos vulneráveis: implicações para a vigilância em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Informe Epidemiológico do Sus

versión impresa ISSN 0104-1673

Resumen

CONFALONIERI, Ulisses E. C. et al. Mudanças globais e desenvolvimento: importância para a saúde. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.3, pp.139-154. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000300004.

Neste artigo busca-se inventariar o estado atual das inter-relações entre mudanças ambientais globais e saúde, incluindo uma revisão do estado atual das ameaças de origem antrópica sobre a biodiversidade, trazendo o enfoque ecossistêmico como linha de pesquisa para a melhoria da qualidade de vida. Os processos de mudanças ambientais globais afetam a saúde humana, direta ou indiretamente, pontual ou regionalmente. Alterações na química da atmosfera, mudanças climáticas, degradação do solo, perda da biodiversidade, urbanização e grandes empreendimentos, escassez de água e poluições químicas de âmbito global podem ter conseqüências severas para o bem-estar humano, saúde e sobrevivência. A importância dessas mudanças para a saúde humana dependerá de quanto as populações são ou podem ser afetadas no futuro, do grau e amplitude dos impactos e das possibilidades de adaptações biológicas e das formas de mitigação e controle disponíveis. Vários programas têm sido desenvolvidos em todo o mundo, mas é preciso avançar em modelos conceituais, incluir as questões das mudanças ambientais globais na agenda científica e institucional brasileira, buscar modelos de desenvolvimento sustentável, criar mecanismos que interrompam a perda da biodiversidade, minimizar o uso de poluentes e sensibilizar as pessoas para o possível esgotamento dos recursos naturais renováveis.

Palabras clave : Ecossistema de Saúde; Riscos Ambientais; Saúde Humana; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )