SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Global changes and development: health importanceThe concept of life at work in the analyses of work process and health at hospitals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Informe Epidemiológico do Sus

Print version ISSN 0104-1673

Abstract

AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva; FREITAS, Carlos Machado de  and  TORRES, João Paulo Machado. Risco ambiental e contextos vulneráveis: implicações para a vigilância em saúde. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.3, pp.155-158. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000300005.

Este artigo procura traduzir para o público em geral o resultado de um seminário realizado, em Recife, no ano de 1999, na preparação do I Seminário Nacional de Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, realizado em 2000, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na cidade do Rio de Janeiro. Foram convidados três intelectuais (da geografia, da saúde e da filosofia) para falar sobre risco ambiental para a saúde. Suas perspectivas foram articuladas pelos autores para compor um termo de referência para a discussão do Grupo de Trabalho que debateu o tema “avaliação de risco ambiental e vigilância em saúde”. O seminário possibilitou o debate sobre os conceitos de risco (ambiental) e de causalidade, bem como suas implicações para a avaliação, monitoramento e prevenção em saúde. Ofereceu novas perspectivas conceituais para a compreensão da causalidade, à luz da abordagem da complexidade, e introduziu a perspectiva da interdisciplinaridade no fazer da vigilância em saúde ambiental, em situações de vulnerabilidade, tal como a seca no Nordeste brasileiro. Também, apresentou o método da matriz de dados, para tratar uma problemática socioambiental em seu contexto.

Keywords : Risco; Ambiente; Contexto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )