SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Mudanças globais e desenvolvimento: importância para a saúdeConceito de vida no trabalho na análise das relações entre processo de trabalho e saúde no hospital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva; FREITAS, Carlos Machado de  e  TORRES, João Paulo Machado. Risco ambiental e contextos vulneráveis: implicações para a vigilância em saúde. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.3, pp.155-158. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000300005.

Este artigo procura traduzir para o público em geral o resultado de um seminário realizado, em Recife, no ano de 1999, na preparação do I Seminário Nacional de Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, realizado em 2000, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na cidade do Rio de Janeiro. Foram convidados três intelectuais (da geografia, da saúde e da filosofia) para falar sobre risco ambiental para a saúde. Suas perspectivas foram articuladas pelos autores para compor um termo de referência para a discussão do Grupo de Trabalho que debateu o tema “avaliação de risco ambiental e vigilância em saúde”. O seminário possibilitou o debate sobre os conceitos de risco (ambiental) e de causalidade, bem como suas implicações para a avaliação, monitoramento e prevenção em saúde. Ofereceu novas perspectivas conceituais para a compreensão da causalidade, à luz da abordagem da complexidade, e introduziu a perspectiva da interdisciplinaridade no fazer da vigilância em saúde ambiental, em situações de vulnerabilidade, tal como a seca no Nordeste brasileiro. Também, apresentou o método da matriz de dados, para tratar uma problemática socioambiental em seu contexto.

Palavras-chave : Risco; Ambiente; Contexto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )