SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Environmental risk and vulnerable contexts: implications on health surveillancePreliminary report of reflections on prevention of impasses facing diseases of social-environmental causes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Informe Epidemiológico do Sus

Print version ISSN 0104-1673

Abstract

MACHADO, Jorge Mesquita Huet  and  CORREA, Marilena Villela. Conceito de vida no trabalho na análise das relações entre processo de trabalho e saúde no hospital. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.3, pp.159-166. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000300006.

O presente texto apresenta uma discussão metodológica a partir da necessidade de aprofundamento das observações da relação do processo de trabalho com a saúde, objeto fundamental do campo disciplinar da saúde do trabalhador. Para tal, desenvolve algumas reflexões sobre o trabalho em hospitais, destacando a sua natureza humana e apresentando conceitos de vida no trabalho e de situações descritoras para operacionalização da reconstrução do processo de trabalho em hospitais. Os avanços teóricos metodológicos observados foram: introdução do conceito de vida no trabalho na análise de processo de trabalho; inclusão do conceito de situações descritoras, e da abordagem da Antropologia Simétrica na análise do processo de trabalho; tomar de Foucault ferramentas conceituais para a descrição do processo de trabalho (distribuição de espaço; controle das ações; acompanhamento das pessoas de acordo com a hierarquia; registro do processo para classificar, julgar, medir e relocar as pessoas; e estratificação do processo de trabalho segundo a natureza das atividades realizadas).

Keywords : Saúde do Trabalhador; Trabalho Hospitalar; Vida no Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )