SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Conceito de vida no trabalho na análise das relações entre processo de trabalho e saúde no hospitalA construção do socioambiente insustentável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

SOARES, Marisa da Silveira et al. Relato preliminar de reflexões sobre prevenção de impasses no enfrentamento de doenças transmissíveis de origem socioambiental. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.3, pp.167-176. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000300007.

O enfrentamento de doenças transmissíveis de origem socioambiental esbarra freqüentemente em dificuldades de entendimento entre comunidades, poder público e cientistas, ainda que haja recursos técnicos abundantes e adequados. Esse trabalho descreve uma experiência de reflexão sobre dificuldades encontradas pelos integrantes de um grupo interdisciplinar e multissetorial para esse enfrentamento e sugere uma metodologia baseada em diálogo para prevenção de impasses entre setores, disciplinas e sujeitos. A metodologia consiste em um processo, ainda em curso, baseado na consolidação de um grupo multissetorial e interdisciplinar, afeito ao diálogo. A reflexão sobre o tema gerou um anteprojeto sobre o comportamento humano ante à transmissão de doenças de veiculação hídrica em municípios do Rio de Janeiro. Outro produto foi um texto em que são sugeridos caminhos para o diálogo.

Palavras-chave : Doenças Transmissíveis; Ambiente; Diálogo; Comportamento Humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )