SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Use of hospital information from the unified health system for epidemiological surveillance and assessment of outpatient services in the municipality of São José dos Campos - São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Informe Epidemiológico do Sus

Print version ISSN 0104-1673

Abstract

FRANCA, Elisabeth; PAULA, Juliana Colen de; SILVA, Rosânia Raquel  and  ANUNCIACAO, Luciana Rodrigues. Participação da população em projeto de controle de dengue em Belo Horizonte, Minas Gerais: uma avaliação. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 2002, vol.11, n.4, pp.205-213. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16732002000400003.

A participação da população na prevenção e controle da dengue é considerada uma questão crucial para o enfrentamento da doença. Em Belo Horizonte, com a ocorrência de epidemia de dengue clássico no primeiro semestre de 1998 - cerca de 87 mil casos e uma das maiores taxas de incidência em cidade de grande porte no Brasil - várias medidas de intervenção foram adotadas pelos serviços de saúde do município. Entre elas, destaca-se o projeto "Adote seu quarteirão", criado para incentivar a participação de moradores, em conjunto com o centro de saúde, no combate ao vetor da dengue e outros problemas relevantes de saúde da população. Com o objetivo de avaliar a implantação dessa proposta, realizou-se pesquisa para verificar o grau de participação do adotante de quarteirão e de resolução de problemas locais identificados. Retirou-se amostra probabilística de 324 adotantes para entrevista. Verificou-se que 93% dos respondentes classificaram o projeto como bom ou ótimo e 38% identificaram algum problema no seu local de moradia e participaram de sua solução. O grau de resolução dos problemas locais identificados foi considerado satisfatório (91%). Discutem-se neste artigo algumas questões relativas à implantação dessa proposta, que avançou ao criar mecanismos institucionais para a inserção ativa da população no controle da dengue.

Keywords : Controle da Dengue; Participação da População; Avaliação de Programas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )