SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Poluição do ar e efeitos na saúde nas populações de duas grandes metrópoles brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

BARROS, Sandra Garrido de  y  CHAVES, Sônia Cristina Lima. A utilização do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) como instrumento para caracterização das ações de saúde bucal. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2003, vol.12, n.1, pp.41-51. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742003000100005.

Este estudo buscou analisar o processo de reorganização das ações de saúde bucal em municípios habilitados na gestão plena do sistema municipal de saúde, utilizando dados do SIA-SUS, com o objetivo de subsidiar uma proposta metodológica de avaliação da atenção odontológica em municípios brasileiros. Para isso, foi construída uma série histórica (1995-2001) da produção ambulatorial de dois municípios do Estado da Bahia (A e B). Os procedimentos foram classificados em consultas, Procedimentos Coletivos (PC), preventivos individuais, restauradores, cirúrgicos e periodontais. Observou-se um aumento geral da produção ambulatorial odontológica para ambos os municípios (de 0,18 para 0,43 procedimento/habitante/ano em A; e de 0,21 para 0,33 procedimento/ habitante/ano em B), bem como um incremento dos procedimentos coletivos na população entre 5 e 14 anos (de 0,00 para 0,58 PC/hab./ano em A; e de 0,00 para 2,33 PC/hab./ano em B). O município B apresentou maior ênfase nos procedimentos coletivos, quando comparado ao município A. Observou-se uma regularidade na alimentação dos dados de procedimentos clínicos individuais, ao contrário do observado nos procedimentos coletivos, indicando a necessidade de padronização no registro destes. A metodologia adotada possibilitou a análise quantitativa da produção odontológica nos municípios estudados e pode constituir um importante instrumento para avaliação futura dos modelos de atenção em saúde bucal.

Palabras clave : descentralização; serviços odontológicos; sistema de informação; políticas de saúde bucal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )