SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Por um processo de descentralização que consolide os princípios do Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

MONTEIRO, Mário Francisco Giani. A carga da doença associada com algumas causas de internação hospitalar realizada pelo SUS. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2004, vol.13, n.1, pp.7-14. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742004000100002.

O objetivo deste trabalho é construir um indicador que estime a carga da doença associada com internações hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, estimou-se o que se denomina carga da internação, a ser medida em anos perdidos por incapacidade (API). Também foram estimados os anos potenciais de vida perdidos (APVP) devido à mortalidade precoce, para compor os anos de vida ajustados por incapacidade (AVAI), de forma análoga ao indicador proposto por Murray, conhecido como DALY (disability-adjusted life years). Nessa fase experimental, foram selecionadas algumas doenças que originaram internações pelo SUS - como a tuberculose pulmonar, algumas neoplasias específicas, o diabetes e o infarto agudo do miocárdio -, na população em idade economicamente ativa (15 a 64 anos de idade). A fonte dos dados sobre morbidade hospitalar é o Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH-SUS); e as informações sobre mortalidade foram obtidas no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Palavras-chave : indicadores de saúde; morbidade hospitalar; epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )