SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Epidemiological aspects of Haemophilus influenzae meningitis in Distrito Federal (DF), Brazil, before introduction of the conjugate vaccineAdverse events following use of MMR vaccine with Leningrad-Zagreb mumps strain during mass campaigns in Mato Grosso and Mato Grosso do Sul States in Brazil, 1998 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

BRAGA, Wornei Silva Miranda et al. Prevalência da infecção pelos vírus da hepatite B (VHB) e da hepatite Delta (VHD) em Lábrea, Rio Purus, Estado do Amazonas. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2004, vol.13, n.1, pp.35-46. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742004000100005.

O presente trabalho estima a prevalência da infecção pelos vírus da hepatite B (VHB) e da hepatite Delta (VHD) na cidade de Lábrea, Estado do Amazonas, 11 anos após a introdução da vacina contra hepatite B na região. A taxa de prevalência do anti-HBc total encontrada foi de 49,9%; e a de portadores do antígeno de superfície do VHB (AgHBs), 3,3%. A infecção pelo VHB apresenta padrão de endemicidade moderado, baixo potencial de infectividade e curso subclínico da infecção. A transmissão acontece, principalmente, entre crianças de 6 a 12 anos de idade e adultos jovens, que se infectam, provavelmente, por transmissão vertical ou horizontal familiar e por contato sexual, sob risco moderado de desenvolver formas crônicas de hepatite. O VHD foi encontrado em 30% dos indivíduos com reatividade para o AgHBs, associado a histórico de hepatite aguda e a indivíduos portadores do VHB com sinais bioquímicos de lesão hepática, demonstrando a importância da associação desses dois agentes na etiologia de doenças do fígado nessa população. O estudo identifica uma redução significativa - de, no mínimo, cinco vezes - da taxa de portadores do AgHBs na comunidade, apesar de termos identificado falhas na proteção de indivíduos suscetíveis.

Keywords : prevalência; hepatite B; hepatite Delta; Amazônia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )