SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Prevalência da infecção pelos vírus da hepatite B (VHB) e da hepatite Delta (VHD) em Lábrea, Rio Purus, Estado do Amazonas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

DOURADO, Inês et al. Eventos adversos associados à vacina tríplice viral com cepa Leningrad-Zagreb nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, durante as campanhas de imunização de 1998. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2004, vol.13, n.1, pp.47-55. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742004000100006.

No Brasil, as campanhas de imunização com a vacina tríplice viral (TPV) contendo a cepa Leningrad-Zagreb (LZ) têm sido associadas a surtos de meningite asséptica e caxumba. O principal objetivo deste estudo é estimar o risco de meningite e caxumba associado com a campanha de vacinação com TPV-LZ nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 1998. A incidência de meningite e caxumba e razão de incidência (incidência no período pós-campanha, comparada à incidência no período anterior às campanhas) foram estimadas utilizando-se os dados disponíveis no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). Em ambos os Estados, foram observados surtos de meningite asséptica três semanas após as campanhas, cujas incidências apresentam diferenças estatisticamente significantes, quando comparadas às dos períodos anteriores às campanhas. No Estado de Mato Grosso do Sul, onde dados de caxumba estavam disponíveis no Sinan, também se observou surto de caxumba, cuja incidência foi cerca de 70 vezes maior que a do período anterior à campanha. Discute-se a relação causal entre a campanha e os surtos observados.

Palabras clave : vacinas; efeitos adversos; vacina tríplice viral; TPV.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )