SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prevalência da hepatite B em área rural de município hiperendêmico na Amazônia Mato-grossense: situação epidemiológicaEstudos de utilização de medicamentos: considerações técnicas sobre coleta e análise de dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

PALACIOS, Marisa; CAMARA, Volney de Magalhães  e  JESUS, Iracina Maura de. Considerações sobre a epidemiologia no campo de práticas de saúde ambiental. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2004, vol.13, n.2, pp.103-113. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742004000200004.

O objetivo deste artigo é discutir algumas questões relacionadas à especificidade da epidemiologia aplicada ao contexto ambiental, que lhe impõe características especiais. O ambiente possui, pelo menos, duas dimensões em mútua interação: uma constituída de práticas sociais delineadas historicamente; outra, enfocada sob a luz do conhecimento científico. A primeira tem a Declaração do Rio-92 como pano de fundo; e a segunda, teórico-conceitual, introduz a epidemiologia em um modelo de compreensão que articula três áreas: produção, ambiente e saúde. Em seguida, são destacados alguns pontos emergentes do desenvolvimento da epidemiologia no campo ambiental: a especificidade do objeto, a complexidade das situações de risco e a interdisciplinaridade. Como exemplo prático da aplicação da epidemiologia ambiental, é discutida a constituição de um sistema de informações em saúde ambiental, esteio da Vigilância Ambiental em Saúde.

Palavras-chave : vigilância; saúde ambiental; epidemiologia; vigilância ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )