SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Influência da idade e da escolaridade no uso de serviços preventivos de saúde: Inquérito de Saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

LIMA-COSTA, Maria Fernanda. A escolaridade afeta, igualmente, comportamentos prejudiciais à saúde de idosos e adultos mais jovens?: Inquérito de Saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2004, vol.13, n.4, pp.201-208. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742004000400002.

O presente trabalho teve por objetivo determinar a prevalência de hábitos de vida prejudiciais à saúde entre idosos, compará-la ao observado entre os mais jovens, e examinar a influência da escolaridade nesses hábitos. Para tanto, foi analisada uma amostra representativa de residentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, com 60 ou mais anos de idade (n=1.786) e 20-59 anos de idade (n=12.065). A prevalência de exposições de risco (consumo de cigarros e de álcool, ausência de atividades físicas nos momentos de lazer e consumo inadequado de frutas, verduras e/ou legumes frescos) foi alta nos dois grupos etários. Via de regra, os idosos apresentaram menores exposições de risco, em comparação aos mais jovens, provavelmente devido a viés de sobrevivência, problemas e/ou preocupação com a saúde. A escolaridade mostrou associação independente com vários dos comportamentos investigados, reforçando a hipótese da determinação social desses comportamentos, tanto em jovens quanto em idosos.

Palabras clave : saúde do idoso; estilos de vida; epidemiologia do envelhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )