SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Causas de internações hospitalares entre idosos brasileiros no âmbito do Sistema Único de SaúdeMortalidade em internações de longa duração como indicador da qualidade da assistência hospitalar ao idoso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

PEIXOTO, Sérgio Viana; GIATTI, Luana; ELMIRA AFRADIQUE, Maria  y  FERNANDA LIMA-COSTA, Maria. Custo das internações hospitalares entre idosos brasileiros no âmbito do Sistema Único de Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2004, vol.13, n.4, pp.239-246. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742004000400006.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os custos de internações hospitalares entre idosos (60 ou mais anos de idade) brasileiros em 2001, segundo sexo, faixa etária, macrorregião de residência e diagnóstico principal da internação, assim como comparar essas informações com o observado entre adultos mais jovens (20-59 anos). Foram utilizados dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS). Os idosos representavam 14,3% da população adulta e contribuíram com 33,5% das internações hospitalares dessa população e 37,7% dos recursos pagos pelas mesmas. O custo médio de internações foi maior na Região Sudeste e menor na Região Norte, ressaltando os diferenciais inter-regionais. Esses resultados mostram a grande contribuição da população idosa para os gastos com hospitalizações no âmbito do SUS, destacando-se as doenças isquêmicas do coração, a insuficiência cardíaca e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Esse perfil reforça a necessidade de atividades de prevenção e promoção da saúde para a redução dessas doenças.

Palabras clave : envelhecimento; internações hospitalares; custos hospitalares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )