SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Perfil dos pacientes com AIDS acompanhados pelo Serviço de Assistência Domiciliar Terapêutica do Município de Contagem, Estado de Minas Gerais, Brasil, 2000-2003Cobertura da testagem sorológica e prevalência da infecção pelo HIV entre gestantes do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, 1999 a 2003 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SILVA, Lucilane Maria Sales da et al. Integralidade em saúde: avaliando a articulação e a co-responsabilidade entre o Programa Saúde da Família e um serviço de referência em HIV/aids. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2005, vol.14, n.2, pp.97-104. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742005000200005.

O processo de trabalho no âmbito da epidemia de HIV/aids é amplo e complexo, exigindo formas diferenciadas de atuação e articulação dos serviços de saúde, que devem estar preparados para esse atendimento. Este estudo tem por objetivos investigar a articulação do Programa Saúde da Família (PSF) com o serviço de assistência especializada em HIV/aids (SAE), identificar fatores facilitadores e dificultadores para essa articulação e propor formas de trabalho entre os dois serviços. Trata-se de um estudo descritivo com olhar qualitativo, tendo por objetos de análise um SAE e cinco unidades básicas da Saúde da Família, na Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil, no período de agosto a outubro de 2003. Os sujeitos do estudo foram 19 representantes das várias categorias profissionais que atuam no PSF e no SAE. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação direta do trabalho, utilizando a metodologia de análise do discurso para análise e discussão dos dados coletados. Os resultados revelaram que a equipe do PSF desconhece as atividades desenvolvidas no SAE, o número de pessoas com HIV/aids na área de abrangência da equipe e os problemas advindos da dificuldade de adesão dos usuários à medicação anti-retroviral. Os autores consideram que o presente estudo contribuirá para fazer emergir questões ligadas ao processo de trabalho do SAE e que se apresentam como pontos dificultadores para uma ação mais articulada com o PSF, no sentido de diminuir os casos de infecção e melhorar a qualidade de vida das pessoas com HIV/aids.

Palabras clave : aids; Programa Saúde da Família; serviço de assistência especializada; integralidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )