SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Coverage of serological testing and prevalence of HIV infection among pregnant women in Mato Grosso do Sul State, Brazil, 1999 to 2003Risk behavior to HIV Infection among adolescents attending a STD/AIDS Testing and Counseling Center of the Municipality of Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

SOARES, Marisley Vilas Bôas; FORSTER, Aldaísa Cassanho  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Avaliação das casas de apoio para portadores de HIV/aids do Município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2005, vol.14, n.2, pp.111-118. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742005000200007.

Este estudo traz uma avaliação da estrutura, funcionamento e caracterização das práticas administrativas e assistência biopsicossocial das casas de apoio para portadores de HIV/aids (duas destinadas a adultos e uma para crianças) no Município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil. Foi realizada pesquisa quantitativa e qualitativa, avaliativa e exploratória mediante observações livres, diário de campo e aplicação de instrumento contendo perguntas fechadas e abertas, elaborado com base na Norma Técnica do Centro de Vigilância Sanitária, do Centro de Referência e Treinamento em DST e Aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS/CRT/AIDS/SES-SP). Trata-se de organizações regidas por entidades assistencialistas e humanitárias - majoritariamente mantidas com recursos da sociedade civil -, parcialmente adequadas às normas e exigências dos órgãos de saúde e vigilância sanitária. As suas coordenações e os recursos humanos envolvidos são constituídos, predominantemente, por mulheres, funcionários remunerados em coexistência com voluntários. Foi possível refletir sobre o importante papel que essas organizações não governamentais (ONG) desenvolvem no campo dos direitos sociais referentes aos portadores de HIV/aids, cobrindo lacunas não preenchidas por instituições governamentais.

Keywords : avaliação; assistência à saúde; síndrome da imunodeficiência adquirida; organizações não governamentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )