SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Avaliação das casas de apoio para portadores de HIV/aids do Município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, BrasilRelacionamento de sistemas de informação em saúde: uma estratégia para otimizar a vigilância das gestantes infectadas pelo HIV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

GRIEP, Rosane Harter; ARAUJO, Carla Luzia França  e  BATISTA, Sônia Maria. Comportamento de risco para a infecção pelo HIV entre adolescentes atendidos em um Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/aids no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2005, vol.14, n.2, pp.119-126. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742005000200008.

O objetivo deste estudo é investigar comportamentos relacionados ao HIV entre 820 adolescentes, idade entre 13 e 19 anos, que realizaram sorologia para o HIV em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Utilizamos dados coletados do Sistema de Informações do CTA (SI-CTA). Observou-se concentração de adolescentes na faixa etária de 17 e 19 anos. Entre as gestantes, encontrou-se proporção mais alta de jovens de 13 a 16 anos, de casadas e de baixa escolaridade quando comparada às não gestantes, aos homens heterossexuais e aos homens que fazem sexo com homens (HSH). Cerca de metade das adolescentes procurou o serviço para a realização de exames de pré-natal; e entre os adolescentes, 60% buscaram o teste por terem sido expostos à situação de risco. Os adolescentes heterossexuais, os HSH e as não gestantes referiram maior número de parceiros sexuais e utilização mais freqüente do preservativo do que as gestantes. A proporção de testes positivos para o HIV foi de 0,35%, 2,05%, 3,74% e 4,81%, respectivamente, para gestantes, não gestantes, heterossexuais e HSH. Os dados evidenciam vulnerabilidade dos adolescentes atendidos, em relação ao HIV, e apontam para a necessidade entre eles de estratégias específicas que aumentem conhecimentos, oportunidades e opções de prevenção.

Palavras-chave : HIV; aids; adolescentes; doenças sexualmente transmissíveis; sistemas de informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )