SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Brechas redutíveis de mortalidade em capitais brasileiras (1980 - 1998)Primeira injeção de drogas e hepatite C: achados preliminares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

COPQUE, Helen Lúcia Freitas  y  TRAD, Leny Alves Bomfim. Programa Saúde da Família: a experiência de implantação em dois Municípios da Bahia. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2005, vol.14, n.4, pp.223-233. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742005000400003.

O Programa Saúde da Família (PSF) tem sido divulgado pelo Ministério da Saúde como principal estratégia de reorganização do modelo de atenção à saúde no País. Identificam-se, não obstante, as mais diversas configurações que podem estar condicionadas, entre outros fatores, pelas características de gestão e organização dos sistemas locais. O presente estudo analisa a experiência de implantação do PSF em dois Municípios baianos. Utilizaram-se a organização-gestão, o perfil de práticas e a cobertura como descritores para discutir três possibilidades de cenários de configuração: incipiente; intermediário; e avançado. A dificuldade de articulação entre os diversos níveis do sistema, o financiamento e a precariedade das condições de vida aparecem como obstáculos ao seu desenvolvimento. A priorização do Programa pela gestão municipal e o comprometimento das equipes, associados ao modelo de gestão participativa, são fatores que influenciam, de forma positiva, na construção da proposta.

Palabras clave : Programa Saúde da Família; avaliação de programas de saúde; perfil de práticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )