SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Método de relacionamento de bancos de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e das autorizações de internação hospitalar (BDAIH) no Sistema Único de Saúde (SUS), na investigação de óbitos de causa mal-definida no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, 1998 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

MARTIN, Gilberto Berguio; JUNIOR, Luiz Cordoni; BASTOS, Yara Gerber Lima  e  SILVA, Poliana Vieira da. Assistência hospitalar à população idosa em cidade do sul do Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2006, vol.15, n.1, pp.59-65. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742006000100005.

O artigo analisa o papel do envelhecimento populacional em internações hospitalares realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e algumas de suas conseqüências para o nível local do SUS. Estudou-se a morbidade hospitalar e o tempo de internação e custos para a população idosa do Município de Londrina, Estado do Paraná, Brasil, a partir de fontes secundárias do próprio sistema de saúde [Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH)]. À população idosa (9,34% da população), corresponderam 20,18% das internações, 22,12% dos dias de permanência e 29,06% dos custos hospitalares do SUS. Pneumonia foi a primeira causa em número de internações e em dias de permanência no hospital; e a quarta, em valores pagos pelo sistema. O infarto agudo do miocárdio e outras doenças isquêmicas do coração foram as primeiras em valores pagos pelo sistema; e terceiras, em número de internações e em dias de permanência.

Palavras-chave : envelhecimento populacional; internações hospitalares; morbidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )