SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Detecção precoce de epidemias de malária no Brasil: uma proposta de automação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

LADISLAU, José Lázaro de Brito; LEAL, Maria do Carmo  y  TAUIL, Pedro Luiz. Avaliação do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária na região da Amazônia Legal, Brasil, no contexto da descentralização. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2006, vol.15, n.2, pp.9-20. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742006000200003.

Este estudo tem por objetivo avaliar os resultados obtidos com a implantação do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária (PIACM) nos Municípios da Amazônia Legal, no contexto da descentralização das ações de vigilância em saúde. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de análise do impacto do PIACM nesse processo e na estrutura dos serviços, bem como na redução da incidência da malária nos Municípios beneficiados. Constatou-se a efetividade do Plano na redução da morbimortalidade por malária nos Municípios da região amazônica. Os Municípios pequenos e médios apresentaram melhor desempenho nos indicadores malariométricos, comparativamente aos maiores. Verificou-se, também, que os resultados nos Municípios de médio e pequeno porte não certificados foram melhores que nos certificados, ao contrário do que ocorreu nos de grande porte. O PIACM contribuiu para alterar a dinâmica da transmissão da malária na região amazônica, promovendo diminuição da dispersão da doença na região e favorecendo a aplicação das ações de controle.

Palabras clave : malária; avaliação de programas de saúde; descentralização das ações de saúde; vigilância em saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )