SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Avaliação do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária na região da Amazônia Legal, Brasil, no contexto da descentralizaçãoAvaliação de discordâncias encontradas nos exames de gota espessa para o diagnóstico da malária realizados por microscopistas dos Estados do Amapá e do Maranhão, Brasil, entre 2001 e 2003 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

BRAZ, Rui Moreira; ANDREOZZI, Valeska Lima  y  KALE, Pauline Lorena. Detecção precoce de epidemias de malária no Brasil: uma proposta de automação. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2006, vol.15, n.2, pp.21-33. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742006000200004.

A Amazônia Legal do Brasil concentra 99% dos casos de malária do país; porém, falta um sistema automatizado para detectar as epidemias da doença que ocorrem na região. O estudo propõe alguns métodos estatísticos para detecção precoce de epidemias de malária. Foram testados cinco tipos de gráficos: média +1,96 desvio-padrão (método de Cullen); amplitude interquartilar (método de Albuquerque); método do 3o quartil; método Cusum-tabular; e alisamento da linha base (método de Stern & Lightfoot). A taxa de alarmes verdadeiros (TAV) disparada pelos cinco métodos no Município de Manaus, Estado do Amazonas, foi de 100%; e em Machadinho D’Oeste, Estado de Rondônia, foi de 100% para o método do 3o quartil, de 25% para os métodos de Cullen e de Stern & Lightfoot e, para os demais métodos, de 0%. Em Amarante do Maranhão, Estado do Maranhão, não houve mês epidêmico e nenhum alarme foi disparado pelos cinco métodos, correspondendo a 100% de acerto. O método do 3o quartil mostrou-se mais adequado para a detecção precoce de epidemias de malária na Amazônia Legal Brasileira, sendo recomendado para implantação na rotina da vigilância da doença na região.

Palabras clave : malária; epidemias; vigilância epidemiológica; gráficos estatísticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )