SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Prevalence of diarrhoea in the population of the Medical Care and Training District of Tucumã, Rio Branco, Acre State, Brazil, in 2003Popular knowledge of generic medicine in a medical care and training District of the Municipality of Rio Branco, Acre State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

SANTOS, iela Maria dos et al. Avaliação normativa da ação programática imunização nas equipes de saúde da família do Município de Olinda, Estado de Pernambuco, Brasil, em 2003. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2006, vol.15, n.3, pp.29-35. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742006000300004.

Este estudo visa avaliar o grau de implantação da ação programática Imunização e verificar suas atividades executadas no Município de Olinda, Estado de Pernambuco, Brasil. Realizou-se um estudo avaliativo, do tipo normativo de corte transversal, no período de junho a julho de 2003, entre as 40 equipes de saúde da família da localidade. Utilizou-se um instrumento estruturado com questões relativas aos critérios e normas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, contemplando tanto aspectos estruturais como de processo. Detectou-se baixo grau de implantação nas equipes (100% parcialmente implantadas). As atividades encontradas com maior freqüência foram: "Disponibilidade das vacinas do esquema básico"; "Realização do esquema completo de imunização"; e “Envolvimento multiprofissional” na execução dessa ação programática (100% para todas). Os resultados indicam que as equipes não seguem as normas e rotinas preconizadas, o que demonstra a necessidade de implementação de ações de caráter político e operacional para o programa alcançar suas metas.

Keywords : imunização; saúde da criança; avaliação normativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )