SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Mortalidade neonatal hospitalar na coorte de nascidos vivos em maternidade-escola na Região Nordeste do Brasil, 2001-2003 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

MOURA, Lenildo de et al. Avaliação do registro de câncer de base populacional do Município de Goiânia, Estado de Goiás, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2006, vol.15, n.4, pp.07-17. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742006000400002.

Os Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) constituem uma reconhecida ferramenta para vigilância e monitoramento das neoplasias, exercendo um papel fundamental para a Saúde Pública. Aplicar uma metodologia de avaliação permitirá dispor de informações relevantes quanto à qualidade e utilidade desses registros. A metodologia de avaliação aplicada foi baseada nas seguintes publicações: “Diretrizes para Avaliação de Sistemas de Vigilância”, dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos da América; “Registros de Câncer: Princípios e Métodos” (manuais) e “Comparabilidade e Controle de Qualidade nos Registros de Câncer”, ambas da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IACR)/Organização Mundial da Saúde (OMS); e “Manual de Rotinas e Procedimentos para Registros de Câncer de Base Populacional”, do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde (Inca/MS). O RCBP do Município de Goiânia, Estado de Goiás, Brasil, mostrou-se complexo em sua operacionalização, porém flexível, oportuno, útil e representativo. Os indicadores de qualidade aferidos validam a importância e o papel das informações geradas pelos RCBP enquanto subsídios à implementação de políticas públicas de prevenção e controle do câncer.

Palavras-chave : avaliação; registro de câncer; vigilância; monitoramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )