SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Indicadores socioeconômicos e recursos odontológicos em Municípios do Estado de São Paulo, Brasil, no final do século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

FERREIRA, Christiane Alves  y  LOUREIRO, Carlos Alfredo. Economia em saúde com foco em saúde bucal: revisão de literatura. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2006, vol.15, n.4, pp.55-65. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742006000400006.

O artigo objetiva revisar, criticamente, a literatura dos tipos e a qualidade das análises econômicas realizadas em serviços e programas de saúde bucal. Os autores adotaram um critério de exclusão dividido em dois estágios: o primeiro, para avaliar a relevância dos estudos; e o segundo, para avaliar sua qualidade. A estratégia de busca foi pela rede eletrônica, sem limite de datas, de forma a cercar o assunto Economia em Saúde com foco em saúde bucal. Dos 538 artigos recuperados, somente 28 foram considerados relevantes. Destes, apenas seis foram incluídos na revisão: cinco dissertavam sobre programas preventivos; e um, sobre serviços. As análises econômicas eram, em sua maioria, análises de custo-efetividade, sob a perspectiva predominante do serviço. Não foi possível chegar a uma conclusão segura sobre os programas preventivos, nem sobre os serviços, pois falta qualidade metodológica aos estudos avaliados.

Palabras clave : custos; economia; saúde bucal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )