SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Análise da mortalidade por homicídios no BrasilAnálise descritiva e de tendência de acidentes de transporte terrestre para políticas sociais no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SOUZA, Edinilsa Ramos de; MINAYO, Maria Cecília de Souza  y  FRANCO, Letícia Gastão. Avaliação do processo de implantação e implementação do Programa de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de TrânsitoEvaluating the Process of Implementation of the Reduction Program on Mortality and Morbidity in Transit Accidents. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.1, pp.19-31. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000100003.

Este artigo apresenta síntese da pesquisa avaliativa realizada por pesquisadores do Centro Latino Americano de Estudos sobre Violência e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, sobre implantação e implementação do Programa de Redução de Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito do Ministério da Saúde em cinco capitais brasileiras - Recife, Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Curitiba -, nos anos de 2003 e 2004. A avaliação terminou em 2006 e evidencia fatores que dificultam ou facilitam o processo. São analisados dados epidemiológicos, sistema de informaões, indicadores de avaliação e resultados. Os achados apontam entraves: falta de tradição de trabalho intersetorial; pouca visibilidade do problema de acidentes de trânsito; mudanças freqüentes de coordenação; e interferências políticas nos projetos. Entre os fatores de êxito, destacam-se: antecedentes das Secretarias Municipais para lidar com a questão; processo de articulação intersetorial; visibilidade do tema para a população; e produção de um kit de indicadores e metodologia para avaliação do Programa.

Palabras clave : pesquisa avaliativa; indicadores de avaliação; causas externas; prevenção de acidentes de trânsito.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )