SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Iniciativas de vigilância e prevenção de acidentes e violências no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

ALVES DA SILVA, Marta Maria et al. Agenda de Prioridades da Vigilância e Prevenção de Acidentes e Violências aprovada no I Seminário Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.1, pp.57-64. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000100006.

As taxas de mortalidade por causas externas - acidentes e violências - apresentam-se altas e crescentes desde a década de 80, disseminando-se, em algumas regiões do Brasil, à semelhança de doenças transmissíveis. O Ministério da Saúde tem se mobilizado para o enfrentamento do problema e, por intermédio da Coordenação-Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, promoveu, em setembro de 2005, o I Seminário Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. No evento, aprovou-se a Agenda de Vigilância, Prevenção e Controle dos Acidentes e Violências. O documento define quatro eixos principais de atuação, cujos elementos são detalhados no presente artigo: I - Implantação da Vigilância e do Sistema de Informação de Acidentes e Violências; II - Gestão; III - Intervenção; e IV - Avaliação e apoio à pesquisa.

Palabras clave : violência; acidentes; vigilância; política de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )