SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Diferenciação territorial da hanseníase no BrasilAvaliação da cobertura do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos e a contribuição das fontes potenciais de notificação do nascimento em dois municípios de Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

TUONO, Vanessa Luiza; JORGE, Maria Helena P. de Mello; GOTLIEB, Sabina L. D.  y  LAURENTI, Ruy. Transtornos mentais e comportamentais nas mortes de mulheres em idade fértil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.2, pp.85-92. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000200003.

Os transtornos mentais (TM) analisados na mortalidade de mulheres em idade fértil representam eventos consideráveis. Os objetivos deste estudo foram os de resgatar informações sobre os TM nessas mulheres, conhecer a distribuição de mortes por transtornos mentais de acordo com as idades e descrever sua presença em casos de suicídio e mortes por causas maternas. Investigaram-se 7.332 óbitos de mulheres de dez a 49 anos de idade, residentes nas capitais brasileiras, ocorridos no primeiro semestre de 2002, utilizando a metodologia Reproductive Age Mortality Survey (RAMOS), por meio de entrevistas domiciliárias, informações de prontuários e laudos de necropsia. O estudo permitiu um acréscimo (112%) de TM como causa de morte ao se comparar as declarações originais e as refeitas, após a investigação. Analisaram-se os casos em que os TM estavam referidos, seja como causa básica ou associada. No primeiro caso, corresponderam a cerca de 1% do total de mortes; das 70 mortes por TM, 64% foram devidas ao uso de substâncias psicoativas. Episódios depressivos foram mencionados em 13% dos óbitos. Como causa associada, houve uma média de 0,12 menção de TM por óbito (total de 869 menções). Em grande número dos casos de suicídio, foi mencionada depressão. Concluiu-se que os TM foram relacionados, principalmente, ao uso de substâncias psicoativas e, como causa associada, foram importantes na mortalidade de mulheres em idade fértil, indicando a necessidade de estudos e programas direcionados.

Palabras clave : mortalidade; saúde da mulher; transtornos mentais e comportamentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )