SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Investigation of Congenital Syphilis in Sumaré Micro-region, State of São Paulo, Brazil - Unveiling the Fragile Points in Pregnant Women and Newborn Care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2337-9622

Abstract

FREIRE, Denison Noronha; BONAMETTI, Ana Maria  and  MATSUO, Tiemi. Diagnóstico precoce e progressão da tuberculose em contatos. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.3, pp.155-163. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000300002.

O objetivo deste trabalho é o de estimar o rendimento do exame radiológico pulmonar, como recurso de diagnóstico precoce de tuberculose nos contatos, e o risco de casos secundários entre contatos de casos-indices. Realizou-se uma análise retrospectiva de uma coorte de 3.091 contatos de 879 prontuários de casos de tuberculose atendidos no Ambulatório de Pneumologia Sanitária de Londrina, Município do Estado do Paraná, Brasil. A associação entre alteração radiológica inicial e a ocorrência posterior de tuberculose nos contatos foi avaliada pela estimativa de risco relativo, confirmada em 13,7%. O resultado do exame radiológico pulmonar, realizado em contatos quando da inscrição dos casos-índice, foi avaliado como diagnóstico precoce da doença; 4,3% dos contatos (73/1.698) foram classificados como suspeitos. O adoecimento nos contatos foi estimado pela curva de Kaplan-Meyer; e seu risco de adoecimento, pela incidência acumulada e densidade de incidência. O risco de adoecimento nos contatos com exame radiológico suspeito foi 6,13 vezes maior, comparativamente ao dos contatos com exame normal. A probabilidade de ocorrência da doença nos contatos, em cinco anos, foi de aproximadamente 2%. Conclui-se que o exame radiológico é importante na triagem dos contatos; porém, seu rendimento foi insuficiente no diagnóstico precoce, persistindo o risco da doença durante o período de cinco anos.

Keywords : tuberculose; contatos e progressão para doença; exame radiológico pulmonar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )