SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Diagnóstico precoce e progressão da tuberculose em contatosDengue hemorrágica em unidade de referência como indicador de sub-registro de casos no Município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil, 1998 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

DONALISIO, Maria Rita; FREIRE, June Barreiros  e  MENDES, Elisa Teixeira. Investigação da sífilis congênita na microrregião de Sumaré, Estado de São Paulo, Brasil - desvelando a fragilidade do cuidado à mulher gestante e ao recém-nascido. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.3, pp.165-173. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000300003.

O objetivo deste estudo foi investigar os casos de sífilis congênita notificados na microrregião de Sumaré, Estado de São Paulo, Brasil, e identificar pontos vulneráveis da assistência obstétrica e neonatal. Foi realizado estudo descritivo retrospectivo dos 45 casos de sífilis congênita no período de 2003 a 2005, mediante revisão das fichas de notificação epidemiológica e dos prontuários médicos. Identificou-se atraso no diagnóstico sorológico não treponêmico [teste: Veneral Disease Research Laboratory (VDRL)] durante o pré-natal, falhas no tratamento das gestantes infectadas e seus parceiros. A investigação dos recém-nascidos no âmbito hospitalar foi ágil (primeiros cinco dias). Faz referência à falta de informações sobre o seguimento da mulher e da criança infectadas. O acesso aos serviços parece não ser limitante, ao contrário da qualidade da atenção. Esses dados refletem dificuldades e inadequação dos serviços de obstetrícia na microrregião de Sumaré. Ressalta-se o papel do hospital como unidade sentinela regional no diagnóstico de sífilis não detectada ou, até mesmo, negligenciada no pré-natal.

Palavras-chave : sífilis congênita; vigilância epidemiológica; doenças sexualmente transmissíveis; cuidado pré-natal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )